Aparelho invisível
O aparelho invisível tem conquistado cada vez mais público. Isso porque, através dele é possível realizar o tratamento ortodôntico, sem comprometer a estética da face e do sorriso. Ao contrário do aparelho fixo, a tecnologia para alinhamento do aparelho invisível não envolve qualquer fio de aço, braquetes, elásticos. Saiba mais!
O que é o aparelho invisível
O aparelho invisível é um tipo de aparelho ortodôntico confeccionado em material transparente, e que, além de discreto, proporciona um tratamento mais confortável. O aparelho invisível é encaixado sobre os dentes, se adequando ao formato da dentição, e ficando quase imperceptível na boca.
Como funciona o tratamento com o aparelho invisível
O tratamento com o aparelho invisível é feito através do uso diário de uma espécie de moldeira, confeccionada de acordo com a dentição de cada paciente. Baseado no mapeamento 3D da boca, o aparelho invisível permite que as etapas do tratamento sejam programadas e o efeito final possa ser visto previamente através de um software. Com base nisso, é possível programar a espessura do aparelho para que exerça a força necessária e direcionada aos dentes para movimentá-los em menor tempo.
Substituições do aparelho invisível
É indicada a substituição do aparelho invisível, a aproximadamente cada 15 dias, devido às movimentações dentárias causadas no decorrer do tratamento. A troca pode ser feita em casa pelo próprio usuário, conforme orientação do dentista.
Vantagens de realizar o tratamento com aparelho invisível
O aparelho invisível apresenta diversas vantagens em relação ao aparelho fixo. São elas:
– Não interfere na estética do paciente. É possível falar e sorrir normalmente sem causar um grande impacto nas pessoas do seu convívio. Dificilmente alguém perceberá que você possui algo nos dentes;
– Período determinado de tratamento. O período necessário poderá variar conforme cada caso, contudo, já se observa que os resultados com o uso do aparelho invisível são mais rápidos que os aparelhos convencionais;
– Maior praticidade. Por ser móvel, permite a retirada no momento das refeições, e quando mais for necessário;
– Maior conforto. Não soltam, nem raspam nas paredes da boca ou língua, evitando aftas e outros machucados;
– Permite melhor higienização bucal e do aparelho. A escovação dentária e utilização do fio dental podem ser feitas normalmente, já que é necessário remover o aparelho neste momento. Quanto ao aparelho, sua limpeza também se torna mais fácil, por estar fora da boca;
– Menor frequência de consultas, por não necessitar de regulagens em sua estrutura.
Quando o aparelho invisível é indicado
O aparelho invisível é indicado para correções sutis e para casos mais complexos, como:
– dentes tortos ou mal posicionados (girados);
– falta de espaço na arcada dentária para acomodação de todos os dentes (apinhamento);
– desalinhamento;
– espaço extra entre dois ou mais dentes (diastema); entre outros.
Cuidados na utilização do aparelho invisível
Para que o tratamento com o aparelho invisível seja eficaz, são indicados os seguintes cuidados:
– utilização do aparelho 22hrs por dia;
– atenção redobrada na saúde bucal, para evitar que a comida entre os dentes seja transferida para o aparelho;
– evitar consumir bebidas de coloração escura durante sua utilização, para prevenir manchas;
– retirar o aparelho invisível antes das refeições, para mantê-lo limpo e transparente, e não quebrar ou modificar seu curso de tratamento.
Além disso, ainda que a troca das moldeiras seja realizada em um breve espaço de tempo, se a limpeza não for feita adequadamente, podem surgir placas bacterianas, cáries, bem como outros problemas bucais. Por isso, é indicado preservar o aparelho limpo, utilizando uma escova macia e creme dental de uso regular.
Onde realizar o tratamento com aparelho invisível
Buscar um espaço que ofereça segurança e eficácia nos tratamentos é o primeiro passo para realizar obter melhores resultados. Na clínica Dra. Mariana Weber, o paciente é o foco principal. Agende sua avaliação e saiba mais!