Bichectomia

A imagem mostra parte do rosto de uma mulher com pele branca e olhos azuis. Ela está com uma expressão séria e usa uma faixa preta sobre os cabelos. O fundo da imagem é bege.

A redução das bochechas é o desejo de várias pessoas, afinal, elas podem deixar o rosto muito arredondado ou com aspecto infantil. A bichectomia é um dos procedimentos indicados para esses casos, pois afina o rosto e deixas os contornos mais definidos. Confira mais sobre o procedimento a seguir!

O que é bichectomia?

A bichectomia é um procedimento cirúrgico, cujo objetivo é a remoção das bolas de Bichat (aquele acúmulo de gordura comum na região das bochechas). Essa cirurgia costuma ser feita por indivíduos que mordem involuntariamente a parte interna da bochecha, que buscam um rosto mais definido ou para reduzir o aspecto arredondado da face.  

Como é feita a bichectomia?

A bichectomia é feita no consultório, em um procedimento único, por via intraoral (parte interna da boca). Com isso, a cicatrização é mais rápida e o rosto não fica com marcas exteriores. Tudo é feito com anestesia local ou sedação consciente, variando conforme indicação de cada caso.

Através da incisão, a bola de Bichat é removida. A quantidade de gordura extraída depende da anatomia facial do paciente, podendo ser parcial ou completa. O procedimento total tem duração de, aproximadamente, uma hora.

Quem pode realizar a bichectomia?

Por ser um procedimento cirúrgico que atinge diretamente a aparência do rosto, é preciso que o profissional responsável seja experiente e tenha capacitação dentro do estudo da face. Desta forma, o cirurgião dentista com especialização em ortodontia, é totalmente capacitado para realizar essa cirurgia.

Indicações da bichectomia

A bichectomia é indicada para pacientes que:

A bichectomia é indicada para pacientes que:

  • mordem demasiadamente as laterais internas da boca, provocando machucados e sangramentos;
  • desejam melhorar os contornos faciais;
  • querem diminuir o aspecto arredondado da face;
  • têm as bochechas muito salientes;
  • objetivam deixar os traços faciais mais femininos;

Por ser um procedimento irreversível, a bichectomia só pode ser indicada depois de uma avaliação completa da face.

Qual o tempo de recuperação pós-bichectomia?

A recuperação pós-cirurgia de bichectomia dura em torno de 20 dias, período em que o paciente precisa tomar alguns cuidados, como:

  • redobrar a atenção com a higiene bucal, evitando possíveis infecções;
  • fazer compressas geladas nos primeiros dias de pós-operatório;
  • Permanecer com o tapping por 3 a 5 dias
  • preferir alimentos frios e evitar os que forem cítricos;
  • Repouso total por 3 dias;
  • evitar atividades físicas extenuantes;
  • dormir com travesseiros ligeiramente elevados.

O inchaço e eventuais dores passam em poucos dias depois da bichectomia, e o paciente pode utilizar analgésicos para amenizar os desconfortos. Aqui na Clínica, a equipe faz o acompanhamento de todo o pós-operatório, sanando dúvidas e prestando toda a assistência necessária.

Na maior parte dos casos, é possível retomar à rotina após uma 3 dias de repouso, apenas evitando esforço físico. 

São duas imagens mostrando parte do rosto de uma mulher branca com cabelos loiros. É possível visualizar uma das bochechas da modelo e, na imagem mais à esquerda, ela está mais proeminente e, na imagem que está à direita, ela está com um sulco que deixa a face com aspecto mais magro.

Antes e depois da bichectomia: quais são os resultados?

Superado o período de recuperação de 7 dias, o paciente poderá perceber resultados que envolvem um rosto mais harmônico e fino. Além disso, os contornos do rosto ficam mais marcados. O resultado final se dá em aproximadamente 6 meses

Valores: quanto custa a bichectomia?

Por ser um procedimento com técnicas variadas e diferentes indicações, o valor da bichectomia só pode ser definido após avaliação. Agende sua consulta e saiba mais!

Vamos agendar uma consulta e revelar a beleza que existe em você?

Precisa de Ajuda? Fale Conosco!