Sedação consciente
Uma das perguntas mais frequentes entre quem deseja fazer um procedimento estético é “vai doer?”. Sim, muitos tratamentos utilizam agulhas e outras tecnologias que penetram as camadas mais profundas da pele, por isso, podem causar um pouco de dor. A boa notícia é que já existem métodos eficientes, que tornam todo o processo muito mais confortável. O principal deles é a sedação consciente, uma técnica que mantém o paciente acordado, porém relaxado e sem sentir incômodos. Quer conhecer mais? Então confira o artigo a seguir!
O que é a sedação consciente?
Quem pensa em sedação logo associa o procedimento às anestesias feitas com agulhas, e que deixam o paciente totalmente inconsciente, como se estivesse desmaiado. Isso causa medo e apreensão, fazendo com que as pessoas prefiram sentir algum nível de dor do que passar pela sedação.
Ainda bem que as tecnologias evoluem, e existe uma técnica que permite que o momento de beleza e autocuidado seja o mais confortável e especial possível. Esse método se chama sedação consciente, e é feito com óxido nitroso, um gás que, quando inalado, reduz o estresse, ansiedade, medo e deixa o paciente em um estado de relaxamento, livre de desconfortos.
Como funciona?
A sedação consciente pode ser feita antes de qualquer procedimento estético, e é especialmente indicada para quem irá fazer diversos tratamentos em somente uma sessão. O procedimento é feito através de inalação, que é supertranquila e rápida.
Entre 2 e 10 minutos após o fim da inalação, o paciente já está totalmente relaxado, pronto para o início dos tratamentos. Ele permanece consciente durante todo o procedimento e consegue responder a qualquer estímulo com tranquilidade.
A sedação consciente é considerada como um procedimento altamente seguro, sem metabolização sistêmica, menos traumático e que proporciona uma recuperação rápida e tranquila. Pode ser feito pela maioria dos pacientes, incluindo gestantes, pessoas com claustrofobia e ansiedade.
Benefícios da sedação consciente
Diversas são as vantagens para os pacientes que utilizam a sedação consciente, abaixo você confere as principais:
- Possibilidade de diversos tratamentos em um dia: digamos que uma pessoa fará harmonização facial e precisa de bioestimuladores, preenchimento e toxina botulínica. Todos esses procedimentos utilizam agulhas, e quando feitos em sequência podem gerar desconforto. Com a sedação consciente, o paciente não sofre com dores durante o protocolo e pode ficar totalmente relaxado.
- Pós-procedimento tranquilo: situações de estresse fazem com que o organismo sofra, prejudicando a cicatrização e recuperação do paciente. Com a sedação, o procedimento ocorre com tranquilidade e conforto, facilitando todo o processo de pós-procedimento.
- O momento de beleza se torna mais especial: fazer um tratamento estético é um símbolo de autocuidado, e esse momento merece ser lembrado como algo sublime. A sedação consciente permite que o paciente viva esse período com conforto.
- Resultados melhores: a tranquilidade do paciente durante o procedimento permite que a pele fique relaxada e o profissional consegue ter mais precisão na aplicação dos ativos. Assim, os resultados são melhores a beleza é valorizada com mais eficiência!